quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vinho, Vida e Evolução - Uma Harmonização Enolinguística

Caríssimos,
 
A interação entre vinho e língua, língua e vinho...
Mais do que corpo, acidez e taninos, nossa língua se entrelaça ao vinho nosso de cada dia, mais do que imaginamos... é só nos permitirmos!

Por Márcio Kill



Um dia desses uma cena aparentemente inócua de um filme a que eu assistia chamou minha atenção: uma das personagens aponta para uma garrafa de vinho sobre a mesa e diz: “I’m gonna uncork that bottle at 9:15”. (Vou abrir a garrafa às 9:15). Imediatamente, meus instintos de enófilo (Ops! Enocurioso) e tradutor emergiram e instalou-se uma pequena confusão “enolinguística” em minha mente.

Uma das dificuldades que um tradutor enfrenta é esclarecer a alguns de seus clientes a sutil diferença entre uma tradução e uma versão[1]. Sabendo que “cork” significa rolha, traduzir a frase em questão seria tranquilo para mim. Mas confesso que possivelmente eu não me lembraria de “uncork” se tivesse que vertê-la para o inglês. Nesse caso, o termo “uncork” é de uma especificidade única, difícil de ser alcançada com um simples “abrir”. Pouco depois me veio à mente o termo em espanhol “descorchar” – e olha que meu espanhol, quase pífio, “no es lá grande cosa”.

Acontece que, enquanto brasileiro, tradutor e (modesto) apreciador de vinhos, eu achei injusto que o inglês tenha “uncork”; o espanhol, “descorchar” e nosso português fique limitado, pelo menos em seu uso coloquial, a simplesmente “abrir”. Então pensei: “por que não dizer ‘desarrolhar’”?! O que me fez lembrar outra palavra muito significativa da língua de Cervantes e Cortázar: “desarrollar” – desenvolver, em português - e essa foi a grande sacada de toda a brincadeira com as palavras e o mundo dos vinhos, pois o vinho é, antes de tudo, desenvolvimento, evolução!

Assim como nós, humanos, que trazemos conosco características indeléveis de nossos ancestrais, que vamos aprimorando com o passar das gerações, o vinho traz consigo traços de seu terroir. Algo que vai além de simplesmente expressar o país de origem e o tipo de uva. Passa por microclimas, relevo, sol e ventos, acrescentando-se a arte e a técnica dos enólogos e sommeliers. Depois, como no caso dos vinhos de guarda[2], ainda há maturação em garrafa. Todos esses momentos nada mais são do que “desarrollo”: amadurecimento, evolução e desenvolvimento.

O vinho se desenvolve para agradar nossos sentidos e estes, por sua vez, também evoluem em uma relação simbiótica com a bebida. Daí se diz que a apreciação de vinhos é um hábito evolutivo[3]. Dessa parceria harmônica, evoluem outros gostos, conhecimento, cultura, fortes amizades e grandes negócios. O vinho é, em última análise, uma harmonização com a vida!

Resumindo, então, “uncork” e “descorchar” me parecem formas mais “sofisticadas” de pura e simplesmente abrir uma garrafa de vinho. Para valorizar tanto nossa língua quanto este momento mágico que é uma degustação em boa companhia, - a despeito do alto risco de tangenciar a frescura e a enochatice -, eu passei a procurar abrir portas; abrir sorrisos e a desarrolhar garrafas; o que, por sua vez, nos remete a “desarrollar”, que é desenvolver. Vinho é desenvolvimento, e desenvolvimento é vida. Logo, vinho é vida!


[1] Tradução X Versão
Muitas vezes o cliente busca uma cotação para tradução quando na realidade o que ele procura é uma versão. Mas qual a diferença? Tradução é quando o material está em um idioma estrangeiro e o cliente solicita o mesmo no idioma local, no nosso caso, o português. Já a versão é o processo inverso, o material original está em nosso idioma e o produto final será no idioma que o cliente solicitar.      
FONTE: http://www.brasilian.com/traducao.htm. Acesso em 20/01/13.
 
[2] Vinhos de guarda: Alguns vinhos de qualidade superior que, por possuírem características especiais, principalmente as ligadas aos seus taninos e sua acidez, tendem a evoluir após o engarrafamento, podendo – e devendo – serem guardados até o auge de seu esplendor. O que desmonta o mito de que “quanto mais velho, melhor” se aplica a todos os vinhos.
[3] Mensagem do enófilo André Andrès. Programa Minuto Do Vinho, Rádio CBN Vitória em 08/11/2012.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto! Além de interessante para amantes do vinho, também correto e ético!
    Abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Ola parabens de novo. Achei esse o mais interessante dos textos ate agora. Parece que esse e o tom essa e a safra. vamos desarrolhar e vamos valorizar o vinho que bebemos e o idioma que usamos.
    um abraço
    Cilene De Santis

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!
    O cuidado que você teve com uma palavra que expressa um gesto tão habitual das pessoas, nos remete a uma pessoa muito sensível. Por alguns anos abri garrafas de vinho, mas a partir de agora vou também desarrolhar garrafas. A vida precisa de mais pessoas como você para ficar ainda mais bela !

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Obrigado pelo comentário carinhoso! :)
    Como disse acima: vamos passar a abrir portas; abrir sorrisos e a desarrolhar garrafas...
    Um abraço e SAÚDE!

    ResponderExcluir