domingo, 28 de junho de 2015

ExpoVinhos Vitória 2015

7ª EXPOVINHOS VITÓRIA
por Márcio Kill

Este mês de junho chega ao fim com um saldo de grande movimentação no cenário do vinho no Espírito Santo. O destaque fica por conta da 7ª edição da Expovinhos, que aconteceu em Vitória nos dias 24 e 25 últimos.

A feira, no estilo “Wine Tasting” - pegue sua a taça e vá provando um gole de cada stand -, é promovida pela Fecomércio-ES (www.fecomercio-es.com.br/), organizada pela Rota Eventos (www.rotaeventos.com.br/), e tem como grandes fomentadores, entre outros, os senhores Vanderlei Martins e João Elvécio Faé.



Esta é a terceira edição de que participo e este ano meu foco principal foram os cursos e palestras, sem, é claro, deixar de lado as visitas aos stands, os momentos de descontração e um pouquinho de “pé na jaca” ao lado dos amigos da confraria “Vinhos Entre Amigos”.

(da esquerda para direita) Luizinho, Márcio Kill/ESPírito Vinho, Guilherme, Reginaldo
O Curso Avançado de Vinho foi brilhantemente ministrado pelo Célio Alzer, autor de diversos livros e professor da Associação Brasileira de Sommeliers (A.B.S.Rio - www.abs-rio.com.br/), e abordou em detalhes a geografia do vinho (Velho e Novo Mundo). Além esclarecerem dúvidas sobre Terroir, Denominações de Origem, inovações da vitivinicultura moderna, os participantes puderam degustar algumas amostras de vinhos da Europa e de “nuestros hermanos”, Chile e Argentina. Destaque para o Alabastro (Alentejo, Portugal), um branquinho despretensioso, mas bem honesto e refrescante.

Prof. Célio Alzer em ação no Curso Avançado de Vinhos
Outro destaque ficou por conta da qualidade e diversidade de assuntos abordados nas várias palestras ao longo do evento. Tive a oportunidade de participar da apresentação do case da Adega Ervideira (www.ervideira.pt/), na apresentação de seu principal enólogo, Sr. Duarte Leal. Os vinhos da Ervideira já são velhos conhecidos meus e nunca é demais mencionar meu favorito: o “Invisível”, um vinho branco feito a partir da tinta Tempranillo (ou Aragonês, como é chamada na região do Alentejo). Apesar de o seu produto ícone ser o tinto “Conde d’Ervideira - Private Selection”, vinho de grande riqueza e complexidade, sempre uso esta vinícola em meus cursos como exemplo de um conceito em que acredito: uma boa vinícola já começa a mostrar que é boa desde seus vinhos mais simples. Este é, sem dúvida, o caso da Ervideira que não decepciona com seus “S de Sol”, “Terras d’Ervideira” e “Lusitano”.

Visita ao stand da Ervideira
Do lado brasileiro, assisti a nada menos que duas apresentações da Sra. Carina Cooper; ou melhor, uma das palestras foi com a Carina, sobre o vinho brasileiro, e a outra foi com a Lady Vinho. A questão do preconceito sofrido pelo vinho brasileiro, tema de uma das palestras, é um assunto bastante vasto e, em minha opinião, trata-se realmente de PRÉ-CONCEITO, visto que o nosso vinho, principalmente nossos espumantes, têm dado verdadeiros saltos “quânticos” na qualidade. O que é inegável, infelizmente, é que o preço dos bons produtos nacionais ainda é alto e acaba por afugentar novos apreciadores. Mas isso é assunto para outra postagem.

Carina Cooper não só representa (e muito bem) a poderosa vinícola Salton (https://www.salton.com.br/), como também encarna a personagem Lady Vinho (ladyvinho.com/) em uma divertida apresentação que conta com a participação da plateia. Mal sabe ela, que enquanto ela escolhia seus ajudantes dentre os espectadores, eu rezava com toda a minha fé para São Baco e São Dionísio para não ser escolhido, em função de minha timidez. Não deu outra: sobrou para meu amigo Heclair, sentado bem ao meu lado.

Heclair segurando a mão direita da Carina Cooper, ou melhor, da Lady Vinho
Não poderia deixar de mencionar que o evento também faz a coroação dos vinhos Top Five, os cinco melhores exemplares dentre seis categorias (Velho & Novo Mundo: tintos e brancos; Espumantes e Vinhos de Sobremesa). Não deixa de ser um orgulho destacar que dentre os trinta “tops”, nada menos que 06 rótulos (20%) são brasileiros! Prova não só de que temos muita coisa boa para oferecer aos enófilos de todo o mundo, mas também de nossa capacidade de evolução enológica em um espaço de tempo tão curto.

Segue aqui o ranking dos ganhadores do “Top Five” da 7ª Expovinhos (apud. “vivendo a vida” - www.vivendoavida.net/ - por Silvestre Tavares):

* Produtos “made in Brazil”

Brancos do novo mundo
- Block Selection Reserve Chardonnay 2014 – Chile – Import: Famiglia Zanlorenzini
- Quinta do Seival Alvarinho 2013 – Brasil – Produtor: Miolo*
- Nimbus Estate Sauvignon Blanc 2013 – Chile – Importadora: Porto a Porto
- Casas del Bosque Reserva Sauvignon Blanc 2013 – Chile – Importadora: Obra Prima
- Locura 1 Chardonnay 2013 – Chile – Importadora: World Wine
Brancos do velho mundo
- Comendador Leone Agricola Chardonnay 2013
- V. Almeida Douro 2013 – Portugal – Importador: La Pastina
- Pouilly-Fuissé Jean Loron 2013 – França – Importador: LaBBATE
- Guru 2013 – Portugal – Adega Alentejana
- Nostalgia 2013 – Portugal – DOCG Importadora
Espumantes
- Veuve du Vernay Brut – França – Importador: Porto a Porto
- Giuseppe Garibaldi – Brasil – Vinícola Garibaldi*
- Vértice Rosé – Portugal – Importador: Adega Alentejana
- Freixenet Reserva Real – Espanha = Importador: Qualimpor
- Biot Champenoise – Serra Gaucha – Docg Importadora*
Vinho de sobremesa
- Justino Madeira 1997 – Portugal – Importador: Porto a Porto
- Mouton Cadet Sauterns 2011 – França – Importador: Devinum
- Lullaby – Africa do Sul – Importador: Berenguer
- Chateau Grand Dousprat 2011 – França – Importador: Vinos & Vinos
- Qpa Porto Reserva – Portugal – Importador: Canto do Vinho  
Vinhos tintos do velho mundo
- Quinta da Manoella Vinha Velhas 2012 – Portugal – Adega Alentejana
- Quinta da Romaneira 2008 – Portugal – Portus Importadora
- Tanta Farra 2009 – Itália – Importador: Interfood
- Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2012 – Portugal – Importador: Qualimpor
- Aguia Moura 2012 – Portugal – Importador: DOCG Importadora  
Vinhos do novo mundo
- Salton Desejo 2008 – Brasil – Vinícola Salton*
- Emiliana Coyam 2011 – Chile – Importador: La Pastina
- Aurora Reserva Merlot 2013 – Brasil – Vinícola Aurora*
- Perini Quatro 2009 – Brasil – Vinícola Perini*
- Fioravante Ultra Premium 2011 – Argentina – Importador: Carone

Bom, como tudo que é bom dura pouco (normalmente, são meros 750 ml...), os dois dias passaram muito rápido e certamente inúmeros grandes vinhos não puderam ser degustados. Fica a contagem regressiva para a próxima edição da Expovinhos Vitória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário